São oferecidas oficinas culturais de Dança, Macramê, Teatro, Robótica, Projeto Jovem Empreendedor, Capoeira e Jiu Jitsu. Além das atividades com os Educadores Sociais, as quais são abordados eixos transversais como: família, comunidade, pertencimento, cidadania, direitos sociais, território, diversidade entre outras.
As modalidades são oferecidas conforme a faixa etária dos usuários, sempre respeitando seu desenvolvimento. Primamos por oferecer atividades que desenvolvam múltiplas habilidades dos participantes, mesclando ludicidade, raciocínio e linguagem.
Conectada com o propósito de estimular a convivência e o fortalecimento de vínculos, a Casa Anjos Voluntários oferece oficinas que trabalham diferentes aspectos de cada usuário.
Nas modalidades esportivas as crianças e adolescentes aprendem a ganhar e a perder, a serem disciplinados e a respeitarem hierarquias.
Nas oficinas técnicas, aprendem idiomas, administração do tempo e de materiais, são apresentados a um novo universo. Nas oficinas artísticas, desenvolvem a ludicidade e a criatividade, ampliando suas áreas de conhecimento.
É um projeto criado em 2010 pela Casa Anjos Voluntários para possibilitar que os adolescentes fiquem mais dois anos na entidade – uma vez que o limite etário anterior era de 14 anos – para que tenham cursos pré-profissionalizantes e sejam preparados ao mercado de trabalho. Com o objetivo de contribuir para a formação pessoal e profissional dos adolescentes oferecendo subsídios básicos e técnicos a fim de promover a inserção social no mundo do trabalho.
Durante dois anos, eles têm 12 oficinas semanais, como técnicas de escritório, informática, segurança do trabalho, leitura e interpretação de desenho e metrologia básica, inglês, espanhol, teatro, coral, culinária, cultura de arte popular, dança e capoeira.
O projeto jovem empreendedor tem como compromisso auxiliar no processo de desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens possibilitando sua autonomia, garantindo assim que, estarão preparados para desempenhar um papel social, familiar e comunitário.
O projeto "Arte e Movimento" consiste em uma oficina de cultura popular ministrada pelo oficineiro João Viegas, beneficia diretamente 220 crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
Este projeto existe no intuito de complementar o conhecimento da cultura afro-brasileira descobrindo as raízes culturais através da linguagem artística. Agragando novas formas de enfrentamento das situações de vulnerabilidade, assim como, proporcionar um espaço de aprendizagem, discussão e valorização de diferentes culturas.
As atividades culturais ministradas pelo professor Januário Borges visa proporcionar a 220 crianças e adolescentes, oportunidade de praticar Capoeira e outras atividades lúdicas relacionadas com este esporte.
Contemplados pelo Edital número 269/2023, nos termos da lei complementar 195/2022 (lei Paulo Gustavo). A prática dessa atividade contribui para o desenvolvimento físico, psicológico, social, a aceitação de capacidades, espírito de equipe, além de favorecer para a disciplina, aceitação de regras, o sentido de cooperação, a socialização, a autoestima, enfim a formação do ser como um todo.
Oportunizar um espaço de aprendizagem e troca com as crianças e adolescentes é essencial. Através desta oficina o trabalho do esporte trata das demandas relativas ao desenvolvimento e amadurecimento dos usuários.
O projeto beneficiou diretamente as famílias das 220 crianças e adolescentes atendidos pela instituição, gerando trabalho e renda, possibilitando ainda que, os produtos possam ser comercializados junto aos bairros que circundam a instituição, com preços mais acessíveis, beneficiando também inúmeros moradores.
Oportunizar um espaço de aprendizagem profissional para pais ou responsáveis das crianças e adolescentes usuários da entidade, vizando possibilitar novas formas de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas. Disponibilizou-se uma nova formaq de geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Criar meios para manutenção do projeto através da venda dos alimentos que forem produzidos nas oficinas.
Oficinas de panificação do Projeto Fermento para a Vida, realizado pela Casa Anjos Voluntários, em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul.
Quer trabalhar conosco? Vamos adorar! Faça contato e diga o que deseja fazer.
Fique por dentro de nossas novidades